domingo, 30 de novembro de 2008

Prefeitos e vices do PT eleitos em 2008 no Piauí fazem curso de capacitação de Gestão em Recife ministrado pela Fundação Perseu Abramo


Durante os próximos três dias, os prefeitos e vices do PT eleitos em 2008 vão estar em Recife participando de um curso de capacitação ministrado pela Fundação Perseu Abramo. O curso acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro e é direcionado aos 51 prefeitos e prefeitas eleitas do PT de PE, PB, CE, RN, PI e AL. Além dos prefeitos, 10 vice-prefeitos estarão também marcando presença para participar do evento.
Segundo a Fundação, a capacitação visa contribuir com os recém-eleitos do partido para a organização, o planejamento da transição e o processo de construção do plano executivo de governo. Na ocasião, de acordo ainda com a entidade, serão oferecidas orientações, informações e momentos para trocas de experiências, que auxiliem na preparação da transição e no processo de construção do referido plano.
Para o secretário de organização do PT Estadual, Antonio Marcos Oliveira, a experiência acumulada nas diversas cidades administradas pelo PT, é hoje, conhecida como o modo petista de governar. "Este conhecimento é transformado a cada nova gestão e colocado como referência aos novos prefeitos e prefeitas do nosso partido", explica.

"É preciso que façamos um grande esforço para garantir a integração entre nossos prefeitos e vices dessa forma, o PT como um todo sai fortalecido e preparado para governar.É assim que, juntos escrevemos e transformamos a história do PT, do Piauí e do Brasil.", finaliza.
Confira a programação:

Confira a programação:

1° dia - sexta-feira

14h - Mesa de Abertura: Saudação aos presentes, apresentação de um breve balanço dos resultados eleitorais e apresentação da proposta da capacitação.
Presentes na Mesa: Executiva Nacional, Secretaria Nacional de Formação, Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais, FPA, Executiva Estadual do estado que sedia o curso.

15h - Mesa 1: O modo petista de governar: o projeto de desenvolvimento local e o desenvolvimento nacional
Apresentar a análise do PT sobre o projeto de desenvolvimento do governo Lula no quadro da crise econômica mundial e na conjuntura nacional pós-eleições municipais (Abordará aspectos como: distribuição de renda, democracia e políticas sociais e ambientais).
Destacar os principais desafios do governo, dos governos locais e do partido. Destacar o redesenho do pacto federativo realizado pelo governo Lula e indicar a importância da participação em outras organizações de municípios
Presentes na mesa: Executiva Nacional, Petistas do Governo Federal, Diretório Estadual do estado que sedia o curso.

16 – 16:20h - Intervalo

16:20 – 17:20h - Mesa 2: Construção do Projeto de Governo
Apresentar as diretrizes que devem orientar a elaboração do plano de governo (incluindo o tema das relações internacionais nos governos locais) discutindo os tempos de governo, em caso de 1º e 2º mandato e a dinâmica de governo.
17:20 – 19h – debates sobre as mesas 1 e 2
19 – 20h jantar

20h - Mesa 3: Governabilidade, composição e coordenação de governo
Abordar aspectos como: governabilidade (correlação de forças entre atores que governam), dinâmica de governo, política de alianças, composição política.
Apresentar questões sobre: relação com outros poderes, a relação sistemática com a sociedade, comunicação para dentro e para fora do governo, matriz para elaboração de agenda e montagem do gabinete do prefeito.

2º dia - sábado

9h - Mesa 4: Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas.
Orientar sobre as principais questões que envolvem a gestão pública no âmbito administrativo e jurídico municipal e a relação com as demais instâncias.
Apresentar informações para a construção do diagnóstico das finanças públicas do município. Sugerir as primeiras medidas a serem tomadas.

13h - almoço

14h - Oficina: Orientações e instrumentos para a transição e início de governo.

3º dia - domingo

9h – Mesa de sistematização das principais questões discutidas nas oficinas e orientações para encaminhamentos.

11h - encerramento.

Robson Javas® Executiva Estadual da JPT do Piauí

Fontes: SORG-PI

Nenhum comentário: