Após se reunir, na véspera, com os conselheiros petistas do Conjuve, nesta terça-feira, 07/06, foi a vez do Secretário Nacional de Juventude do PT, Valdemir Pascoal, membros da direção da JPT que estavam em Brasília e dirigentes estaduais da JPT se reunirem com os gestores estaduais e municipais de PPJs do PT. A reunião contou com a presença da Secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo, do presidente do Conjuve, Gabriel Medina e dos assessores políticos da SNJ filiados ao PT, Bruno Elias, Bruno Vanhoni e Pedro Prata. Os petistas Edson Pistori, Zé Ricardo Fonseca e Carlos Odas, que formaram a equipe da gestão anterior da Secretaria Nacional de Juventude, então coordenda por Beto Cury, também participaram, para a troca de experiências.
Carlos Odas, o Carlão, que já foi Secretário Nacional de Juventude do PT (1999-2001), convidado para fazer a introdução ao debate sobre a organização da JPT e a agenda nacional das PPJs, defendeu que "a política de juventude do presidente Lula evoluiu para um recorte etário das políticas sociais" e que "não se trata de dizer que Dilma tem uma vontade política diferente de Lula em relação à juventude". Para ele "podemos dizer hoje que temos uma Secretaria da Juventude, porque são jovens que a coordenam". "Sujeito de direitos todos somos, temos que encontrar quais são os direitos que seriam característicos da condição juvenil".
O presidente do Conjuve, Gabriel Medina, parabenizou a iniciativa de diálogo do novo Secretário Nacional da JPT, que tem estimulado e valorizado também os fóruns de debate para além das instâncias formais de direção, com o que concordou Ronaldo Pinto, da Direção Nacional da JPT. Medina disse que aceita debater em espaços assim propostas para o aperfeiçoamento institucional do Conjuve.
Um dos pontos altos da reunião, em sua exposição Severine Macedo abordou o andamento dos trabalhos na Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. Afirmou que a SNJ passa por uma forte reestruturação em virtude dos novos desafios da pasta e que a Secretaria-Geral da Presidência apóia e fortalece a temática dentro e fora do governo. No fim, anunciou que as juventudes da base aliada estão muito afinadas com o debate de juventude e desenvolvimento.
Com todos os gestores estaduais de PPJs do PT presentes, Vlad Costa da Bahia, Maurício Piccin, do Rio Grande do Sul, Fernando Neto, do Distrito Federal, Fabiana Santos, representando o Rio de Janeiro, além de vários gestores municipais, como Afonso Tiago de Fortaleza e Francisco Sizino, de Vitória, foi encaminhado a perspectiva de reuniões frequentes deste fórum e um grupo de trabalho, formado por Maurício Piccin e Fernando Neto, pelos gestores estaduais, Afonso Tiago, pelos municipais e Bruno Vanhoni, da SNJ, para organizar as atividades envolvendo essa nova articulação voltada a sistematizar e promover a troca de experiências institucionais e promover um planejamento para a intervenção da JPT para a 2ª Conferência Nacional de Juventude.
Assessoria JPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário