sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gestores de PPJs do PT se destacam nas melhores experiências do país.


De Norte a Sul do Brasil, as políticas públicas desenvolvidas pelos gestores petistas ganham cada vez mais força e visibilidade.

No Rio de Janeiro, a Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude, coordenada por Allan Borges, está finalizando uma operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que oportunizará um investimento significativo nos jovens, em especial, nas áreas pacificadas pelas Unidades de Policia Pacificadora, via Centros de Referencia de Juventude, em uma perspectiva territorial, resgatando o papel do poder local no aproveitando do bônus demográfico vivido pelo país. Lá desenvolve um programa inovador, que vai acompanhar e incidir positivamente na diversidade de trajetórias juvenis, como foco nos jovens de baixa renda. A verba a ser liberada pelo Banco é de 192 milhões de reais, a maior para investimento setorial de toda a história.

No âmbito legislativo, dia 30 de maio, aconteceu a primeira reunião para a discussão do cronograma do Plano Estadual e da 2ª Conferência Estadual de Juventude, que deve acontecer em agosto. No centro da idéia a ampliação dos Centros de Referência da Juventude para as demais áreas onde as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Políticas públicas de juventude foram a pauta do encontro entre gestores municipais, entidades e movimentos juvenis, organizado pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), comandada por Maurício Piccin, em Porto Alegre no dia 07 de maio. A reunião debateu sobre as linhas gerais da organização da II Conferência Estadual da Juventude, além de apresentar a proposta de um Conselho Estadual de Juventude.

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Juventude está abrindo uma consulta pública durante todo o mês de junho sobre a proposta de decreto do Conselho Estadual de Juventude (Conjuve-RS). A intenção é que este seja um espaço geracional onde os representantes da juventude gaúcha possam formular e propor ao governo as políticas voltadas aos direitos desse público. O objetivo, inédito em todo o país, é realizar a mais ampla consulta a toda a juventude gaúcha antes de fechar a proposta definitiva no final do mês, para ser assinada pelo Governador Tarso Genro instituindo o Conselho.

Na Bahia, dias 04 e 05 de maio, a Coordenação Estadual de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), chefiado por Vlad Costa, junto com o Conselho de Juventude, organizou o II Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, com mais de oitenta municípios presentes, para aperfeiçoar a integração e os canais de diálogo entre o CEJUVE, conselhos municipais, Coordenação Estadual e gestores municipais de juventude e debater metas para a etapa estadual da 2a Conferência Nacional de Juventude.

As políticas nacionais e estaduais de juventude foram debatidas em três mesas temáticas e em grupos de trabalhos e foi lançada a publicação “Mercado de Trabalho e Políticas Públicas e Juventude: Questões Contemporâneas” e do relatório “Juventude e Trabalho: a inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000”, que analisa o mercado de trabalho formal e informal, tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No Ceará, a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, cujo gestor é Afonso Tiago, a juventude se prepara para a inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte-Cuca da Regional VI, que tiveram as obras iniciadas no último dia 30/06 e vai beneficiar crianças, adolescentes e jovens de 28 bairros. O equipamento terá ginásio coberto poliesportivo, campo de futebol de areia, piscina para a prática de natação e pista de skate e outros esportes radicais. Também serão construídos um anfiteatro, um auditório para cinema e teatro e salões multiuso, além de salas de aula e um laboratório para cursos de fotografia.

O paisagismo prevê jardins, parques infantis e a integração do prédio com a lagoa do São Cristóvão, facilitando a sua preservação. Áreas de convivência e socialização também estão assegurados no projeto.

O novo Cuca vai custar R$ 13 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, e a expectativa é de que a obra possa ser entregue em junho de 2012.

No Distrito Federal, a Secretaria Estadual de Juventude, coordenada por Fernando Neto, junto com a de Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, inaugurou no dia 29 de maio os programas Casa Digital e Arca das Letras, que visam trazer inclusão digital e cultura, através da leitura, ao campo, com a meta, em 2011, de entregar 20 arcas na zona rural. A Secretaria da Juventude também participou da inauguração do Telecentro Comunitário Mãos de Arte, na sexta-feira, 27/5, que visa oferecer meios alternativos para a profissionalização e tratamento com arteterapia a jovens e adultos que por algum motivo perderam suas funções motoras. No dia 25, Fernando Neto recebeu a delegação juvenil da China, para a troca de experiências e a aproximação da juventude dos dois países. Além disso, formalizou uma parceria para a realização da Semana Mundial do Combate às Drogas, neste mês, nas principais escolas da cidade, e outra com a Embaixada Americana, que trouxe coreógrafos estadunidenses à capital federal para a realização de dois workshops de dança. A Secretaria da Juventude do GDF também incentiva o movimento “Grafitando contra o Bullying”.

Lançamento da 2ª Conferência

A Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, dirigida pela jovem Severine Macedo, realizará o lançamento oficial da 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, no próximo dia 7 de junho, às 14h no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, com a presença de autoridades governamentais, parlamentares, movimentos e entidades da sociedade civil. Nesse mesmo dia, à noite, a partir das 18h, haverá uma reunião com as juventudes partidárias, envolvendo todos os partidos, com o objetivo de envolver esse público na organização da Conferência. Durante toda a quarta-feira (8/6), a comissão permanecerá reunida, no mesmo local, com os gestores municipais e estaduais de juventude, para discutir as etapas preparatórias.

Reunião com o novo Secretário Nacional e Executiva da JPT

Para iniciar a construção da organização um planejamento para uma intervenção da JPT para a 2ª Conferência Nacional de Juventude e retomar o processo de articulação do partido nessa área, assim como elaborar um calendário de reuniões para estreitar laços, idéias e propostas a serem compartilhadas neste ano especial para a juventude brasileira, o Secretário Nacional de Juventude do PT, Valdemir Pascoal, convidou todos os gestores estaduais e municipais de políticas públicas de juventude do PT que estarão em Brasília para o lançamento da 2ª Conferência Nacional de Juventude, a participarem de uma reunião dia 07/06/2011, às 19 horas, na sede do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores em Brasília (Setor Comercial Sul - Quadra 2 - Bloco C - Nº 256. Edifício Toufic – Brasília, na sala de Executiva Nacional ).

Programação:

19:00h – Informes dos gestores

19:15h - A organização da JPT e a agenda nacional das PPJs

ASCOM - JPT

Nenhum comentário: