
Fábio Novo foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da Tratolixo, Domingos Saraiva e técnicos do empreendimento. Durante 2 horas, o parlamentar ouviu de engenheiros e funcionários explicações sobre o processo de funcionamento da unidade de Mafra. Em seguida Novo conheceu as instalações do empreendimento.
A unidade de Mafra entrará em operação em junho deste ano e será a maior recicladora de lixo de Portugal. O negócio consumiu recursos da ordem de R$ 124 milhões e atenderá no recolhimento de lixo para 1 milhão de pessoas em 4 municípios da região metropolitana de Portugal. “Aqui vamos reciclar papel, vidros e produzir ainda adubo para a agricultura e eletricidade para 2,5 mil famílias” explica Domingos Saraiva.
Em Portugal e toda a Europa é crescente o sentimento da destinação sustentável para o lixo. “No Brasil precisamos avançar também nesse sentindo. Conhecendo experiências como essa, me convenço cada vez mais, que o Brasil e o Piauí devem caminhar nessa direção” disse Fábio Novo.
O parlamentar vai sugerir que em centros urbanos como a grande Teresina, o tratamento do lixo ocorra de maneira sustentável. “Hoje o BNDES e o Ministério das Cidades financiam consórcios e soluções como essa. Sou a favor do fim dos aterros, em médio prazo, pois eles contaminam terras e o lençol freático. Além de dar um destino melhor para o lixo, soluções como a de Portugal, produzem ainda muitos empregos, energia, adubo para a agricultura e poluem menos o meio ambiente” ressalta Fábio Novo.
O Presidente da Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos de Portugal, Domingos Saraiva se colocou a disposição de Fábio Novo e do Estado do Piauí, para ajudar na consultoria e elaboração de projetos, que tratem sobre a destinação sustentável do lixo.
PT Militante
Nenhum comentário:
Postar um comentário